quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Moralidade Ambiental

O que e Moralidade?
Vem do latim, "MORES", que significa "COSTUME".
Há muitos e muitos anos atrás, os romanos fizeram as suas leis em cima do mores.
As boas Leis naquela época, eram aquelas que estavam em compasso com aquilo que a sociedade desejava e que estava "acostumada".
Acompanhando o curso da história, percebemos atualmente que os desenvolvimentos econômicos, científicos e tecnológicos são tão rápidos que atropelam nossa MORALIDADE todos os dias.
E o que estamos vendo, é simplesmente um crescimento exorbitante de degradação ambiental aliada com a degradação social, configuradas através da elevação dos índices crescentes da miséria humana e da exclusão social, que são fatores que nossa sociedade não deseja, mas que já estamos nos acostumando em viver com esse cenário.
Para darmos uma pitada de questionamento sobre os caminhos atuais, fica aqui uma pergunta: Por que milhares de leis que circulam pra lá e pra cá com tão pouca iluminação moral, não conseguem encontrar os caminhos da prudência e da evolução social? Por quê não são embasadas em hábitos e atitudes mais humanitárias?
Simplesmente porquê os "mores" das nossas sociedades são diferentes dos conteúdos das Leis.
Em termos Ambientais, fruto do objetivo deste texto, é alertar para que outros pontos a serem observados na elaboração e aplicação das leis, se embasem no desenvolvimento cultural, politico e tecnológico de uma população que precisa ser amparada em valores conservacionistas e preservacionistas. Essa concepção irá nos permitir compreender o mundo em que vivemos e qual mundo almejamos viver.
O conhecimento sobre a interação entre o homem e a natureza é, por si só, um valor a ser considerado em todos aspectos da vida, permitindo-nos adquirir os embasamentos e princípios das leis naturais da Vida, para alcançarmos boas leis que regem a conduta de uma sociedade.
Finalizando, percebe-se que um dos grandes desafios sobre as questões ambientais a serem resolvidos, principalmente no que tange aos recursos hídricos, as reservas conservacionistas, a fauna, flora, saneamento básico e da qualidade de vida das populações, e que nossos governantes tentam impor as leis de cima para baixo, sem se preocupar com a educação, sensibilização e motivação de uma sociedade que ainda não assimilou uma cultura mais evolutiva sobre o Meio Ambiente, que é um elo entre a nossa qualidade de Vida e as das futuras gerações.

Nenhum comentário: